TIKAS, TOKS & TRUKS - DESAFIOS VIRTUAIS EUROPA

Este é um espaço reservado para os participantes da "Atividade Lúdica Tikas, toks & truks - desafios virtuais", Continentes Europa, postarem seus depoimentos, fotos e comentários a respeito do trabalho realizado pela equipe de sua escola.

Wednesday, June 28, 2006

Escola Estadual Amâncio Juvêncio da Fonseca- Claro dos Poões - MG

























TOKS
Peça de teatro: "ORFEU E EURÍDICE" apresentada pelos alunos para os colegas, professores e pais de alunos.

A participação da comunidade e da família têm sido de grande importância no desenvolvimento do projeto tikas.
Teatro: A história de Ordeu e Eurídice foi apresentada por alunos de 1° e 2° graus e por professores. Tudo foi feito com muita criatividade, os ensaios, a caracterização, o entrosamento.
A apresentação contou com a presença da comunidade escolar. A presença dos pais foi muito importante, uma vez que deu a oportunidade de todos apreciarem os trabalhos artísticos de seus filhos e também conhecerem um pouco da história da Grécia antiga.


PEÇA TEATRAL: ORFEU E EURÍDICE

Personagens: ORFEU, EURÍDICE, FANTASMAS, NINFAS, HADES e ARISTEU.

NARRADOR: Orfeu, filho de Apolo e da Musa Calíope, recebeu de seu pai uma lira. E tal era o dom de Orfeu para a música que seus acórdes encantavam homens e animais. Mais forte que o encanto da sua música, era seu amor pela jovem Eurídice.
(DURANTE A NARRAÇÃO ORFEU DEPARA COM EURÍDICE JUNTO ÀS NINFAS , PEGANDO –A PELA MÃO SE ABRAÇAM E SAEM DE MÃOS DADAS ). (FUNDO MUSICAL).
(ENTRA DE NOVO EM CENA EURÍDICE SOZINHA E DEPOIS ENTRA ARISTEU).
ARISTEU: Tu és mais bela que esta rosa que carregas em teu cabelo.
EURÍDICE: Não convém que me faças tal elogio Aristeu, pois, Orfeu pode nos ver e se sentir ofendido.
ARISTEU: Espere Eurídice, eu a amo mais ainda do que Orfeu!
(Eurídice se levanta começa a andar mas Aristeu a segura pelo braço ela se solta e corre. Entretanto ela cai e as ninfas a amparam).
ORFEU: Eurídice! Minha amada!(COMEÇA A CHORAR SOBRE O CORPO DE EURÍDICE)(ORFEU E AS NINFAS CARREGAM O CORPO DE EURÍDICE).
NARRADOR: Orfeu, inconformado com a morte de sua amada, vai ao reino dos mortos, implorar a Hades que restituísse a vida de Eurídice. Lá é recebido pelos fantasmas do Tártaro.
FANTASMAS: Em luto, em pranto invoca a alma querida para sempre perdida.
ORFEU: Ó divindades do mundo inferior, não venho para espionar os segredos do Tártaro. Venho à procura de minha esposa, sabeis onde se encontra Eurídice?
FANTASMAS: Em luto, em pranto invoca a alma querida para sempre perdida.
ORFEU: Onde se encontra Eurídice?
FANTASMAS: Em luto, em pranto invoca a alma querida para sempre perdida. (saindo)
(ORFEU FICA AJOELHADO E ENTRA HADES)
HADES: O que você faz aqui no reino dos mortos semideus? Como ousa , estando vivo , experimentar sua força contra o cão de três cabeças que guarda a entrada?
ORFEU: Ouvi minhas palavras, pois são verdadeiros, não vim para isso que pensas. O amor que me trouxe aqui. Imploro-te: Uni de novo os fios da vida de Eurídice.
NARRADOR: Orfeu toca a sua bela música que comovem até mesmo os fantasmas do tártaro, e pela primeira vez as faces da fúria umedeceram-se de lágrimas. E o próprio Hades cedeu.
HADES: Eurídice apareça!
(DO MEIO DOS FANTASMAS SAI EURÍDICE)
HADES: Leve-a, com uma condição: não a olhe antes que chegue a atmosfera superior.
NARRADOR: Nessas condições Orfeu a levou. Porém num momento de esquecimento ele olha para trás e Eurídice arrebatada de volta para o reino dos mortos.
(ORFEU FICA CHORANDO E CLAMA DE NOVO POR SUA AMADA)(AS NINFAS ENTRAM)
NINFAS: Muito cedo porém,volve os olhos Orfeu. E de novo ela cai e de novo morreu! Como conseguirá as três parcas domar? Crime não houve teu, se não é crime amar.
NARRADOR: Orfeu ficou sozinho, chorando a morte de Eurídice. Por rejeitar as outras mulheres, as ninfas se revoltaram contra ele, matando-º Mas seu espírito caminhou feliz pois ia de encontro a sua amada.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home